Terapia para expatriados: por que fazer?
- Ana Pieretti

- 4 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Se você é ou conhece algum brasileiro que se mudou para o exterior pode perceber que esse tipo de mudança traz alguns desafios. Nesse post eu irei falar sobre alguns motivos pelos quais a psicoterapia pode ser útil para lidar com as demandas provindas dessa realidade.

A decisão de se mudar para outro país pode ser enriquecedora ao mesmo tempo que é desafiadora em vários aspectos como: distância da família e amigos, dificuldade de inserção no mercado de trabalho, diferenças linguísticas e culturais, adaptação ao clima, entre outras.
A psicoterapia pode ajudar o expatriado a lidar com essas dificuldades, de forma que também pode auxiliar o cliente a se adaptar ao estilo de vida imposto pela mudança de país.
Além disso, é comum que expatriados sintam-se isolados no país para o qual imigrou. Nesse sentido, a psicoterapia pode auxiliar o cliente a lidar com os sentimentos de isolamento, ao mesmo tempo que pode ajudar na ampliação de seu círculo social.
Em resumo, a psicoterapia pode auxiliar com as dificuldades enfrentadas pelos clientes que vivem em fora do Brasil. O processo pode ser útil para compreender e lidar com os problemas e dificuldades no país estrangeiro.

