top of page

Como começar a estudar: algumas dicas para melhorar sua forma de aprendizagem.

  • Foto do escritor: Ana Pieretti
    Ana Pieretti
  • 22 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Se você está interessado em começar a estudar por conta própria, seja para vestibular, concurso, residência ou até mesmo para sua formação e não sabe por onde começar, essas dicas podem te auxiliar.


ree

  1. Arranje um ambiente de estudo


Um ambiente ideal seria exclusivo para estudos, sem distratores, com iluminação adequada, cadeira e mesa ergonômica, com espaço para guardar os materiais de estudo. Caso consiga arranjar um ambiente com essas características, excelente!

Porém, essa não é a realidade de muitos e é possível fazer algumas adaptações a isso como: fone de ouvido para diminuir os distratores, mudar a posição da mesa e cadeira no momento de estudar (o que ajuda a preparar nosso corpo para o momento de estudo), utilizar os materiais que já possui, entre outras coisas.



2. Crie metas de estudo


Um dos principais aspectos para facilitar a organização dos estudos é transformar os objetivos e metas factíveis. Para isso, transforme seus objetivos em uma atividade clara que possa ser executada em um período de tempo estabelecido. Por exemplo: o objetivo de “estudar matemática” é muito vago, mas você pode transformar em metas claras e específicas como: “resolver 5 exercícios de álgebra por dia”. Uma dica de ferramenta para te ajudar são as Metas SMART.


3. Elaborar um cronograma de estudos


Após você saber o que tem que fazer nos próximos dias, é importante colocar isso em um cronograma. Para isso, você deve iniciar preenchendo a agenda (pode usar calendários virtuais ou impressos) com seus compromissos fixos, após isso, você irá estabelecer em que momentos irá estudar. É importante não iniciar com blocos muito longos de estudo, mas sim com menores (1h, 2h, quebrados em momentos de 30 min, por exemplo). Uma ferramenta que você pode utilizar é o método pomodoro para dividir os momentos de estudo.


4. Utilize técnicas de aprendizagem variadas


É importante identificar quais métodos de aprendizagem funcionam para você. Para isso, você pode variar as técnicas de aprendizagem como: assistir aulas, fazer resumos, resolver exercícios, elaborar mapa mental, entre muitas outras. A partir da variação, você poderá observar o que está sendo mais efetivo para estudar um determinado assunto naquele momento.


5. Avalie, modifique, continue


Para finalizar, é importante que você entenda que estudar é um processo que envolve vários comportamentos diferentes e é um hábito que leva tempo para se desenvolver. Assim, caso algo não esteja dando certo, não desista, avalie o que está dando certo e errado e modifique sua forma de estudar.


    Psicóloga Dra. Ana Alice Reis Pieretti

    © 2023 por Ana Alice Reis Pieretti

    CRP 14/088736

    bottom of page